top of page
Buscar
  • Foto do escritormariananacif

Acelerar o metabolismo ajuda mesmo a emagrecer? Entenda

Explicando sobre o metabolismo, metabolismo é o conjunto de transformações e reações químicas através das quais se realizam os processos de síntese ou degradação das células.


O processo metabólico se divide em dois grupos denominados anabolismo (reações de síntese) e catabolismo (reações de degradação).


Anabolismo são reações químicas construtivas, ou seja, produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Por exemplo, a síntese de proteínas no tecido muscular a partir de aminoácidos.

Catabolismo são reações químicas destrutivas, ou seja, há uma quebra de substâncias. Por exemplo, a quebra da molécula de glicose que é transformada em energia e água.


Quando falamos em metabolismo precisamos entender que ele é diferente de homem para mulher, por exemplo, pois os homens, por terem a testosterona mais expressiva têm um consumo calórico maior do que o das mulheres, por isso, na maioria da vezes, o homem consegue perder peso mais rápido. Assim como é diferente de acordo com a faixa etária do indivíduo, crianças possuem um metabolismo aumentado pois estão em fase de crescimento, já quando passamos dos 50 anos o nosso corpo diminui a necessidade energética, por isso é importante a reeducação alimentar para manter o equilíbrio do nosso corpo frente as suas necessidades ao passar dos anos.


Para manter as funções vitais (respiração, batimento cardíaco, temperatura corporal, etc.), o organismo gasta uma grande quantidade de energia. É o que se chama de metabolismo basal ou taxa metabólica basal.


A taxa metabólica tão falada nada mais é que a velocidade com que o nosso organismo está utilizando os estoques de energia, ou seja, a quantidade calórica que seu corpo gasta para manter as suas funções basais. Quando uma pessoa diz que “precisa acelerar o seu metabolismo” ela quer dizer que gostaria que o organismo utilizasse mais energia para realizar o mesmo trabalho.


Quando pensamos em acelerar o metabolismo, na verdade estamos dizendo que queremos aumentar o gasto calórico basal, e quanto mais nosso corpo gasta para manter nossas funções basais mais energia demandamos, queimando assim mais gordura.


Existem alguns alimentos que chamamos de termogênicos naturais, que são alimentos que possuem uma digestão mais difícil e por essa razão o alimento exige que o organismo gaste uma quantidade superior de energia para concluir todo o processo, o que acaba estimulando o organismo a gastar mais energia. Podemos citar alguns alimentos, como o gengibre, a canela, o café, entre outros. Além disso, é importante lembrarmos que o consumo de vitaminas e minerais é fundamental para “ativar” o uso dessa energia. E quando falamos de metabolismo como um todo, devemos olhar com atenção para a nossa alimentação quanto a necessidade de ferro, vitaminas do complexo B (como a vitamina B12), zinco, vitamina C e E, selênio, entre outras tão fundamentais quanto.

Alem disso, a prática de atividade física regular promove o aumento da massa muscular, quando temos uma quantidade maior de massa muscular nossa taxa metabólica basal também aumenta, melhorando assim o gasto calórico.







7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page