top of page
Buscar
  • Foto do escritormariananacif

Alimentação em tempos de COVID-19


Já sabemos que o COVID-19 é uma doença inflamatória, e frente a isso o que podemos fazer para administrar a inflamação no corpo e aumentar a nossa imunidade?

- Evite ao máximo o consumo de alimentos industrializados, alimentos com alto teor de açúcares, farinha e aditivos químicos. Esses são altamente inflamatórios.

- Aumente o consumo de frutas de coloração roxa e vermelha, essas frutas tem um alto poder antioxidante devido a grande quantidade de polifenóis, principalmente as antocioninas. Esses compostos são muito sensíveis ao aquecimento, portanto suas fontes alimentares devem ser consumidas in natura. Além disso o potencial antioxidante das antocioninas também conferem a ação anti-inflamatória.


- Inclua alimentos fontes de Vitamina C no dia a dia, ela é fundamental para a nossa imunidade, mas cuidado, a Vitamina C também é sensível ao aquecimento e luz. Alimentos ricos em Vitamina C: acerola, abacaxi, goiaba, mamão, maracujá, limão, laranja etc.

- Alimentos como ALHO, por exemplo, são um ótimo aliado. O alho possui compostos bioativos altamente reconhecidos na prevenção de algumas doenças, além de possuírem uma variedade de efeitos biológicos como atividade antimicrobiana e anti-inflamatória decorrente dos compostos organossulfurados.


- Inclua chás durante o seu dia, entre uma refeição e outra. É importante não consumir perto ou junto das principais refeições pois podem impedir a absorção de alguns nutrientes. O chá verde e o branco por exemplo, são ricos em flavonoides e catequinas, potentes antioxidantes, sequestradores de radicais livres e quelantes de metais.


- Temperos com o poder antioxidante também são ótimos aliados. A Cúrcuma longa, por exemplo tem um alto poder anti-inflamatório e quando juntamos a cúrcuma longa com a pimenta do reino aumentamos sua biodisponibilidade em até 200x. Atente-se para consumi-la in natura, seus compostos são sensíveis ao calor, portanto para obter os benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios deve consumi-la sem aquecer. Experimente fazer um molho com azeite, cúrcuma, pimenta do reino, limão e alho, fica delicioso.

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page